
Business & Project
Business Service Management (BSM)
A oferta de Business Service Management (BSM) , permite observar a saúde e o desempenho dos seus serviços de IT numa perspectiva de negócio.

Esta oferta permite que os departamentos de IT passem a ter uma orientação ao serviço e não estarem focados num ou vários itens de configuração ou em silos tecnológicos.
Utilizando as melhores praticas ITIL e ISO 20000, garantindo assim um total alinhamento com o negócio, através do maior controlo dos acordos de nível de serviço e da monitorização global e constante do “estado de saúde” do negócio.
“Manage IT as One”
As soluções tradicionais de monitorização focam-se na medição e monitorização de métricas e tendências meramente técnicas. Apesar das mesmas permitirem às operações de IT identificarem problemas de um ponto de vista técnico para uma determinada componente da infra-estrutura não lhes é possível determinar o respectivo impacto no negócio. Se dois equipamentos (p.e: um router e um servidor) falharem ao mesmo tempo, estas soluções não fornecem qualquer informação sobre qual é o mais crítico ou qual o serviço ou serviços que foram afectados.

A nossa abordagem a estes projectos tem como principais actividades:
- A Criação de um modelo de objectos (ServiceModel), que mantem relações (de dependência pai-filho) parent-childe outras associações entre os componentes e os itens de configuração que constituem a infra-estrutura de IT, para suportar a definição, visualização e controlo dos serviços de IT;
- A recolha de dados operacionais em tempo real sobre as aplicações e respectiva infra-estrutura de suporte;
- O processamento dos dados contra o modelo, para identificar o verdadeiro estado de saúde dos serviços, utilizando coeficientes de ponderação e cálculos, em vez de uma comunicação em tempo real do estado do serviço, por herança directa dos seus componentes.
- A apresentação da visão dos serviços de negócio, de forma sumarizada, gráfica e apelativa, através de dashboards.
Com esta oferta, a PFC pretende ajudar os seus clientes nos seguintes desafios:Com esta oferta, a PFC pretende ajudar os seus clientes nos seguintes desafios:
- Comunicar o valor do IT para o Negócio
- Minimizar o risco das alterações tecnológicas;
- Reduzir as quebras de serviço e gerir o seu impacto;
- Monitorizar e reportar a conformidade dos Acordos de Nível de Serviço (SLA);
- Monitorizar e reportar a conformidade dos Acordos de Nível Operacional (OLA);